quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Federação Júlio Resende

Júlio Martins Resende da Silva Dias diplomou-se em Pintura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Durante a visita à Federação Júlio Resende não esperávamos encontrar as mãos do artista cujo trabalho estava exposto. A sua face sorria, os seus olhos brilhavam, com passos curtos declarou admiração e contentamento quando se deparou com a quantidade de alunos e professores que ali se encontravam.
Infelizmente, dias mais tarde, soubemos da notícia: Resende morre com 93 anos. Recordo-me das suas últimas palavras, cuja falta de nitidez não me permite citar. A mensagem valorizava a nossa individualidade, originalidade e sermos felizes.









A acumulação de pastas e blocos de desenhos, registos de vivências (quantas!) despertaram em mim o imperativo de uma reflexão desapaixonada quanto ao destino a dar a tais registos.
A distância do tempo e do espaço permitiu-me julgar a consistência de um material face a uma trajectória que me recaía por obscuras leis- E nada teve de "doloroso" da minha parte a destruição de grande quantidade desses desenhos; seria disso testemunha a velha mufla de aquecimento do atelier, se ela falasse (...) Júlio Resende




















Sem comentários :

Enviar um comentário